quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reflexões ...

Por Camila Lima Nascimento

Fonoaudióloga, aluna do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento e Deficiência da UNICAMP


A inclusão é um tema amplamente discutido em diversas áreas, trazendo muitas contribuições, mas sabemos que há muito o que ser feito. Gosto de refletir sobre O QUE É INCLUSÃO? O que significa "incluir" ou "excluir"? Acho importante termos sempre claro que incluir não significa fazer ser igual, não significa homogeneizar. Estamos falando de pessoas, de seres únicos, não existindo nenhuma possibilidade de dois serem iguais. Sabemos quantas dimensões fazem de nós humanos, logo cada um é influenciado por infinitas combinações dessas dimensões. E como é bonito sermos assim: únicos e exclusivos. Entretanto, a ciência humana mostra que buscamos sempre os pares, sempre os iguais, somos formatados para buscar o igual e afastar o diferente.

Assim estamos frente a um desafio paradoxal e que exige repensarmos valores conscientes e inconscientes, que exige uma reconstrução interna para que possamos partir para a mudança coletiva, para a reconstrução de um paradigma. Só o movimento individual aliado ao movimento coletivo poderá conduzir a essas mudanças. Não estamos falando de uma mudança no discurso, falamos de mudanças de valores enraizados, por isso o esforço não pode ser superficial.

Assim, a inclusão precisa das diferenças, incluir não significa colocar uma pessoa em um agrupamento para ela ficar igual aos outros, incluir, pra mim, significa estarmos em grupo, no qual a diferença de cada um seja peça chave para todos os objetivos que almejarmos. Iincluir é ver que ser diferente é normal, por isso TODOS são igualmente diferentes.




O vídeo mostra diversas pessoas e enfatiza as suas diferenças: tatuagens, uso de piercings, cortes de cabelos, uma mulher fisioculturista, um homem em cadeira de rodas que joga basquete, uma pessoa cega, uma menina com Síndrome de Down, entre outros. O objetivo do vídeo é mostrar que as diferenças fazem parte do nosso dia-a-dia e tornam nossa vida muito mais rica.


Esse é um vídeo da Campanha Ser Diferente é Normal da Meta Social. É bem curtinho e passa a mensagem principal da campanha que embasou minha pequena reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário