terça-feira, 11 de maio de 2010

Ao acordar hoje pela manhã, lembrei de um dos artigos da belíssima obra de Thiago de Mello, "Estatutos do Homem", que diz:


Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.


Seria utópico pensar que isto pode acontecer?

Seria utópico pensar que nós, girassóis deste mundo, temos o direito de abrir-nos inclusive nas sombras?

Seria utópico acreditar na esperança?

Essas interrogações começaram a surgir na minha mente e resolvi trazê-las para você, a fim de que juntos possamos refletir e, quem sabe, começarmos a agir fazendo com que o aparentemente utópico tenha chances de se tornar real. E que, desta forma, TODOS tenham a oportunidade de ser GIRASSOL neste belo jardim que denomino VIDA.

por Mariana Aribé Alves


8 comentários:

  1. Lindoo o Estatuto...a nossa esperança é que todos nós possamos um dia virarmos Girassóis!TODOS!

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito na chegada desse dia tão esperado por todos nós. A
    liberdade não é apenas algo escrito nas leis brasileiras, mas sim um
    "tesouro" que devemos buscar e utilizar em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  3. Bela e criativa metáfora para tratar da inclusão social das pessoas com deficiência.
    A caminhada rumo a inclusão dessas pessoas em nosso país, ensaia ainda tímidos passos.
    Reconheço as mudanças e avanços em termos de conquista de direitos, surgimento de recursos tecnológicos e credibilidade do potencial dessas pessoas perante a sociedade, porém, ao vislumbrar o contexto atual, percebo que ainda há um longo caminho de necessidades a serem contempladas.
    Seu texto é um convite a desafiarmos as impossibilidades, a legitimarmos ações afirmativas e medidas compensatórias que oportunizem esta significativa parcela da população, permitindo assim que o processo de evolução social se consolide, conscientes de que o esforço coletivo (PAPAI DO CÉU, pessoa com deficiência, família, sociedade, poder público etc) e a utilização de meios e mecanismos inovadores e propulsores da educação plena poderão transformar a realidade que ora se apresenta.
    Quando assim fizermos, fique certa, veremos os “girassóis em todas as janelas, abrindo-se dentro da sombra” e as janelas permanentemente “abertas para o verde onde cresce a esperança”.

    ResponderExcluir
  4. Pedro Trandafilov Neto17 de maio de 2010 às 00:11

    A iniciativa de criação de um meio de comunicação para a reflexão de inclusão social é muito válida. Ainda no século XXI, nos deparamos com inúmeros brasileiros que apresentam deficiências e sofrem com o desrespeito e com a indiferença tanto de órgãos públicos como da própria população.
    Confesso não possuir muito conhecimento sobre as reais dificuldades encontradas pelos deficientes, mas acredito que o texto faz o leitor refletir sobre esses problemas e ainda o motiva a pensar em soluções, a fim de garantir um mundo mais justo e igualitário.

    Parabéns pela criação desse blog.

    ResponderExcluir
  5. Minha querida,não é utopia! Basta exisitir um ser humano com essa disposição para lançar essa semente da esperança que a possibilidade de germinar, crescer e frutificar é real. Acho que pouco a pouco o mundo abre essa possiblidade dessas janelas com girassóis. Lindo e sensível texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de pensar que não é utopia não! Pensar que isso é possível é o que nos fortalece para lutar pelos nossos ideais de um mundo melhor. Parabéns pelo blog! É muito bom ter um espaço como esse para refletirmos no meio da roda vida da rotina em que vivemos.

    ResponderExcluir
  7. Estes questionamentos, aqui propostos por Mariana, levaram-me a pesquisar o significado da palavra "utopia", pois eu, particularmente, sempre tive dificuldade em aceita-la como esta é "pregada" no senso comum.E aqui já há claramente uma exclusão de minha parte.Isso me faz lembrar que talvez Galileu tenha sido condenado por suas dúvidas e não por suas certezas.
    Essa pesquisa deixou mais evidente, para mim, que "utópico", nada mais é, do que algo que temos em nossos sonhos, e se buscarmos sua realização com afinco podemos torna-lo real.
    O que dizer então de uma "utopia coletiva", sobre algo que traria benefícios para toda uma sociedade, tornando-a assim, mais justa e harmoniosa.Afinal, esse foi o princípio do aparecimento desta palavra.
    Sejamos esses Girassóis....

    ResponderExcluir
  8. ANA RAQUEL SILVA SANTOS7 de agosto de 2010 às 17:00

    Os girassois estão nas nossas atitudes solidarias
    perante o outro,eu acredito que cada um de nós temos capacidade de contribuir com o outro ,cada individuo com sua singularidade.VOCES AUTORES, CONVIDADOS E PARTICIPANTES DO BLOG SÃO GIRASSOIS QUE ALICERSAM O O CAMINHO DAS PESSOAS ,A FERTILILIZAREM SEUS JARDINS ,SEJA ATRAVES DE METAFORAS,TEXTOS,VIDEOS OCORRENDO ASSIM NAO SOMENTE A INCLUSAO SOCIAL MAIS A INCLUSAO DIGITAL EM MINHA VIDA ....

    ResponderExcluir